Araruna
Comitê Gestor do Combate ao Covid-19 de Araruna se reúne para rever medidas e discutir o enfrentamento ao coronavírus

Publicado em 14/05/2020 22:14 Atualizado em 16/05/2020 18:19

Reprodução

Aconteceu hoje, quinta-feira (14) mais uma reunião do Comitê Gestor de Crise, o encontro aconteceu na Secretaria de Educação, o comitê foi criado para apoiar a Prefeitura nas ações de combate ao Coronavírus em Araruna. Os membros do Comitê apresentaram as principais demandas dos órgãos que representam e colocaram-se à disposição para o auxílio nas ações de enfrentamento à pandemia.

Araruna até o momento não apresenta casos confirmados de pessoas com Covid-19, desde o inicio da pandemia a Prefeitura passou a acompanhar a situação e adotar medidas adequadas de prevenção. Com o decorrer do tempo e das ações, o Comitê de Gestão de Crise entendeu ser necessário estender a participação da sociedade civil nas discussões, inclusive com o chamamento do Ministério Público, Câmara Municipal e Polícia Militar que foram convidados a integrar o Comitê e pensar nas melhores formas de proporcionar a Araruna o enfretamento e a superação da pandemia com o menor impacto sobre a saúde da população.

O prefeito Vital Costa, reforçou que todas as providências estão sendo tomadas com a maior agilidade para possibilitar que o município mantenha a pandemia sob controle. “A nossa equipe está de parabéns, hoje recebi o Dr. Alberto presidente da seção Guarabira da OAB, que elogiou as barreiras sanitárias montadas nas entradas do município, pelos equipamentos utilizados e o trato adequado dos técnicos para com as pessoas” disse o gestor.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O Prefeito ressaltou a instalação de lavatórios, distribuição de EPIS, barreiras sanitárias, e os decretos para uso obrigatório de máscaras e o fechamento parcial do comércio e suspensão das aulas e distribuição de 3.000 feiras e kits de limpeza. Ainda anunciou a licitação nos próximos dias para aquisição de 02 respiradores e 01 desfibrilador e mais 6.000 feiras básicas para distribuição a população carente.

Os membros do Comitê também tiveram a oportunidade de fazer as colocações pertinentes às entidades representadas e passaram informações importantes como o número de veículos vistoriados nas barreiras em média 250 por dia e cerca de 500 pessoas que além da informação, tem a temperatura verificada e o veículo desinfetado.

A Secretaria Executiva Maria Monica passou o quadro atual verificado no município que é o seguinte:

Araruna segue sem registros de casos confirmados para a Covid-19;

11 casos notificados no município;

07 casos descartados por exames laboratoriais;

04 pessoas estão em isolamento domiciliar, sendo monitoradas diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde;

80 pessoas cadastradas pela SMS advindas de outros Estados;

13 pessoas advindas de outros Estados ainda estão sendo monitoradas pela SMS.

Participaram da reunião o Prefeito Vital Costa, Chefe de Gabinete Ikaro Morais, Secretaria Executiva de Saúde Maria Monica Alves, Secretário de Administração Fábio Veriato, Secretário de Educação Francisco Belarmino, Secretario de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Rural Availdo Azevedo, Procurador Jurídico Junior Caldas, Coordenador da Visa local Rodrigo Patrício, Secretário de Comunicação Jocimar Dias, Tenente Almir da Policia Militar e o Coordenador das barreiras sanitárias Eduardo Silva.


Postado por ASCOM PMA

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com