Saúde
Entenda a importância do fisioterapeuta no tratamento da fibromialgia
A condição é uma síndrome crônica caracterizada por dor generalizada, afetando principalmente músculos e articulações.
Publicado em 03/02/2025 16:24
Atualizado em 30/11/-0001 00:00
Imagens: Reprodução Site Freepik
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, entre 2% e 12% da população brasileira convive com a fibromialgia, uma síndrome crônica que causa dor generalizada, principalmente nas articulações e músculos. Essa condição é uma síndrome bastante comum, e afeta mais comum em mulheres do que em homens. O diagnóstico geralmente ocorre entre 30 e 50 anos, embora possa afetar pessoas mais jovens ou idosas.
De acordo com Ângela Pinto de Barros, especialista em Fisioterapia Pélvica e Obstétrica e docente do curso de Fisioterapia do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Campina Grande, a fibromialgia é complexa e influenciada por fatores como alterações no sistema nervoso, predisposição genética, estresse e distúrbios do sono.
“O cérebro das pessoas com fibromialgia interpreta os estímulos de forma exagerada, ativando o sistema nervoso e aumentando a sensibilidade à dor. Além disso, o sistema responsável pela resposta ao estresse pode estar desregulado, contribuindo para a fadiga. A interrupção do sono também afeta a liberação de hormônios e neurotransmissores, intensificando a dor e o cansaço constante”, explica Ângela.
Para garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes, a fisioterapia desempenha um papel importante no controle dos sintomas. Entre os recursos utilizados, destacam-se pilates, exercícios de alongamento, relaxamento, fisioterapia aquática, massagens e o uso de aparelhos de eletroterapia.
“A melhor abordagem do fisioterapeuta é focar no alívio dos sintomas e, o mais importante, validar todas as queixas do paciente. O tratamento deve incluir técnicas de relaxamento para reduzir o estresse, exercícios de baixo impacto, alongamentos e fortalecimento muscular. Se possível, a fisioterapia em meio aquático é recomendada, pois permite movimentos de maior amplitude, reduzindo a dor e a fadiga e contribuindo para a melhora da qualidade do sono”, destaca a professora do curso de Fisioterapia da UNINASSAU Campina Grande, Ângela Pinto.
Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias
Economia
Saiba quais documentos você precisa reunir para a declaração do IR 2026
Ler Notícia
Paraíba
João Azevêdo entrega Binário de Jacumã, Centro de Atendimento ao Turista e recebe Título de Cidadania Condense
Ler Notícia
Paraíba
Lucas Ribeiro participa do encerramento do Crescer em Campina Grande com público recorde no Centro de Convenções
Ler Notícia
Contato
Entre em contato com a Redação
[email protected]