Política
PF abre inquérito para apurar ligação de Cícero Lucena com facções nas eleições de 2024

Publicado em 29/10/2025 10:53

Reprodução

A Polícia Federal (PF) abriu um novo inquérito para investigar a suspeita de ligação do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), com o crime organizado nas eleições de 2024.  Conforme apurou o Portal MaisPB, a investigação foi autorizada no mês de agosto pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) a pedido da Procuradoria Regional Eleitoral.

 

O caso tramita em segredo de Justiça. Segundo apurou a reportagem do MaisPB, investigadores da PF estão analisando os fatos narrados e provas colhidas nas primeiras fases da Operação Território Livre, que chegou a prender a primeira-dama, Lauremília Lucena.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Agora, a PF tem um prazo de 30 dias para concluir a apuração sobre a participação, conhecimento e beneficiamento do prefeito nas suspeitas de aliciamento violento de eleitores. Em seguida, a Polícia devolverá o caso ao TRE para que seja dado prosseguimento da ação, com apresentação de denúncia ou arquivamento.

Tramitação na Justiça Eleitoral

O novo inquérito foi aberto a pedido da Procuradoria-Regional Eleitoral. Na solicitação encaminhada ao TRE, o órgão usou como base a apuração inicial conduzida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que declinou da competência de prosseguir com a investigação em respeito ao foro privilegiado do prefeito.

O juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, ex-integrante do TRE, foi o responsável por acolher a manifestação e autorizar a nova frente de investigação. Para o magistrado, o pedido do procurador Renan Paes foi “juridicamente acertado, ao defender a instauração de inquérito próprio no TRE/PB para apuração da conduta do prefeito de João Pessoa”.

“Isso posto, acolho a manifestação ministerial para autorizar à Polícia Federal na Paraíba a instaurar inquérito, sob a supervisão deste Tribunal Regional Eleitoral, para investigar a concorrência e/ou participação do Prefeito da Capital/PB, Cícero Lucena Filho, nos crimes apurados neste Inquérito, sem prejuízo à apuração de outros que venham a ser descobertos no curso da investigação”, decidiu Bruno Teixeira, à época.


Postado por Mais PB

©Copyright 2007-2025 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com