Política
Nova pesquisa IPEC: João Azevêdo sobe para 35%, seguido por Pedro Cunha Lima com 20%; Veneziano e Nilvan têm empate técnico

Publicado em 22/09/2022 23:02

Reprodução

A segunda pesquisa do Ipec para o governo do Estado da Paraíba, contratada pela TV Cabo Branco, mostrou uma oscilação positiva do governador João Azevêdo (PSB) no limite da margem de erro. Ele saiu de 32% das intenções de voto, em 29 de agosto, para 35% nos números divulgados nesta quinta-feira (22). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Quem também cresceu foi o candidato Pedro Cunha Lima (PSDB), que saiu de 16% para 20%. Os dois mais bem posicionados são seguidos pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que está empatado no limite da margem de erro com Pedro.

Veneziano também registrou oscilação positiva, saindo de 14% para 15%. Com isso, ele trocou de lugar com Nilvan Ferreira (PL), que oscilou negativamente, também dentro da margem de erro, passando de 15% para 14%. Os dois também estão empatados dentro da margem de erro. Depois deles, aparecem Adjany Simplicio (PSOL), Adriano Trajano (PCO), Major Fábio (PRTB) e Nascimento (PSTU). Eles foram citados na pesquisa, mas não atingiram 1% das intenções de voto, cada.

Aqueles que declaram que têm intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 9% (eram 12%) e outros 6% estão indecisos (eram 8%). Veja abaixo a evolução. Quando se considera apenas os votos válidos, que exclui as menções aos votos brancos, nulos e indecisos, considerando para a base de cálculo do percentual somente os votos atribuídos aos candidatos, João tem 41% da intenções de voto; Pedro, 23%; Veneziano 18% e Nilvan, 17%.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro de 2022. Foram entrevistados 800 votantes. A margem de erro máxima estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. A pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB01979/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-03015/2022.

Fonte: Blog do Suetoni


Postado por Redação

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com