
Reprodução
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (15), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/23 que reúne medidas estruturantes para os municípios, com impacto estimado em até R$ 800 bilhões. A Paraíba, por meio da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), foi protagonista nos debates e na defesa da aprovação da proposta que é uma conquista para o municipalismo e um passo decisivo para superar os bloqueios do FPM relacionados ao pagamento da dívida previdenciária e de precatórios. A proposta que estende prazos para prefeituras parcelarem dívidas com a Previdência e também define limites para o pagamento de precatórios municipais segue agora para o Senado.
A Famup celebrou o avanço da medida que foi construída por muitas mãos, principalmente com apoio das prefeitas e prefeitos e da bancada federal paraibana, e debatido ao longo dos últimos dois anos, principalmente na Paraíba.
“Essa foi mais uma vitória municipalista com a aprovação da PEC 66, a PEC da Sustentabilidade Fiscal que vai trazer a paz para os prefeitos e prefeitas, principalmente no orçamento para que eles possam fazer a aplicabilidade dos recursos da melhor forma. Essa proposta traz a tranquilidade no pagamento do INSS, no pagamentos dos precatórios que hoje é um calo nas contas dos municípios. Estamos muito felizes e agradecemos a bancada federal paraibana, ao presidente Hugo Motta pelo empenho e ao deputado Romero Rodrigues que teve êxito em toda condução do processo na Comissão Especial. Obrigado a todos e vamos seguir para defender a proposta no Senado”, disse o presidente da Famup, George Coelho.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Durante a tarde, a Comissão Especial analisou as emendas apresentadas para ajustar alterações que ocorreram no Senado. Todos os pontos reivindicados pela CNM foram acolhidos no relatório do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) com exceção de apenas um, relativo à emenda 5, protocolada com o apoio do deputado Gilson Daniel (Podemos-ES). O destaque trata da adoção por parte dos municípios que possuem regimes próprios de previdência de regras semelhantes às aplicadas pela União com a Reforma da Previdência no regime geral.
Assessoria de Imprensa
Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias

Política
Após encontro com Cícero e Aguinaldo, Hugo Mota cita “união pela Paraíba liderada por João Azevedo”
Ler Notícia

Cidades
Sebrae realiza edição especial do Empretec para rede de supermercados de Guarabira
Ler Notícia

Esporte
San Layser de Lagoa de Dentro confirma participação inédita na Copa ArarunaTV de Futsal 2025/2026
Ler Notícia