Reprodução
Está em tramitação na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que veda uma terceira reeleição de deputado da Mesa Diretora para os mesmos cargos. O texto deve ser votado após o segundo turno das eleições deste ano, marcado para o dia 30 de outubro.
A matéria destaca que um deputado só poderá ser presidente da Casa por duas vezes consecutivas. A PEC adequa a Constituição ao entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu um terceiro mandato às Mesas Diretoras da Câmara e do Senado Federal.
“A Assembleia Legislativa reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano subsequente das eleições gerais, para a posse de seus membros e eleição da Mesa, para mandato de dois anos, permitida uma única reeleição ou recondução para o mesmo cargo, limite cuja observância independe de os mandados consecutivos referirem-se à mesma legislatura”, diz o texto.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O entendimento do STF foi firmado em maio de 2021 e, por isso, poderá contemplar uma nova reeleição do atual presidente da ALPB, deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos). A PEC, a propósito, foi apresentada por Adriano.
Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias
Araruna
Prefeito de Araruna participa do 1º Encontro Municipalista da Paraíba de Direito Municipal em Campina Grande
Ler Notícia
Paraíba
Detran-PB alerta população sobre novo falso site da Habilitação Social
Ler Notícia
Araruna
VÍDEO: Prefeito Availdo Azevedo anuncia novas medidas para enfrentar a estiagem em Araruna
Ler Notícia