Paraíba
Vice-governador Lucas Ribeiro participa de acolhimento dos estagiários da edição 2025 do programa Primeira Chance

Publicado em 06/08/2025 14:58

Reprodução

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou, nesta quarta-feira (6), da solenidade de acolhimento dos estudantes da edição 2025 do Programa Primeira Chance, realizada no auditório do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em João Pessoa. A ação simbólica, com a presença de 30 estudantes, marcou o início oficial do novo ciclo de estagiários que neste ano conta com 5 mil 835 jovens, de 135 escolas, beneficiados em todo o estado. Ao todo, o Governo da Paraíba está investindo mais de R$ 20,6 milhões nesta edição do programa. 

Durante o evento, Lucas Ribeiro destacou o Primeira Chance como uma das principais políticas públicas voltadas à juventude paraibana e reforçou o compromisso da gestão estadual com a educação e com a inclusão produtiva dos estudantes. “O Primeira Chance é mais do que um estágio, é uma porta aberta para o futuro de milhares de estudantes. É prioridade do nosso governo investir na juventude, garantindo formação, dignidade e a chance de sonhar com um amanhã melhor. A Paraíba tem mostrado que, quando o poder público prioriza as pessoas, o resultado é transformador”, afirmou o vice-governador. 

O Primeira Chance, instituído por lei estadual, é a maior iniciativa pública da Paraíba voltada à inserção de estudantes da Educação Profissional e Tecnológica no mercado de trabalho, por meio de estágios supervisionados. Alunos de 98 municípios, participarão de estágio em 1.792 empresas.  

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

“Momentos como esse nos mostram que esse é o melhor ano da educação da Paraíba. Com os novos benefícios e o aumento no número de vagas, damos mais um passo para garantir acesso, permanência e oportunidades reais aos nossos jovens. Através de uma parceria com o Banco do Brasil, os estudantes receberão a bolsa até o dia 5 do mês”, pontuou o secretário de Educação da Paraíba, Wilson Filho.  

Além da bolsa de R$ 500, durante os seis meses de estágio, a gestão estadual passou a oferecer o auxílio transporte e o seguro, o que garante mais segurança, acessibilidade e custo zero para as instituições concedentes. 

O conselheiro do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) Airton Lima, enalteceu o pioneirismo da Paraíba. “O Primeira Chance é uma política pública inovadora e não há nada parecido no país. Eu percorro o Brasil inteiro e posso afirmar: a Paraíba está na vanguarda. Por isso, o sistema CFT vai acompanhar o futuro desses jovens por pelo menos três anos, garantindo registro profissional e legalidade no exercício técnico”, destacou. 

O estudante Luiz Eduardo, da Escola Técnica Estadual de Arte, Tecnologia e Economia Criativa Poeta Juca Pontes,  agradeceu a oportunidade de estágio. “Esse programa é uma oportunidade real. Ele não só nos ajuda financeiramente, mas também nos prepara para o mercado de trabalho. Sou muito grato por estar aqui representando tantos jovens e posso dizer: vale a pena investir na juventude”, declarou.

Sobre o programa - Instituído em 2019 pela Lei Estadual 11.344, o Programa Estadual Primeira Chance visa incentivar a inserção de estudantes e egressos da Rede Estadual no mundo do trabalho. O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba que, além de fortalecer a Educação Profissional e Tecnológica, contribui diretamente para o desenvolvimento do setor produtivo estadual. Isso é alcançado por meio da inserção de estudantes qualificados, com currículos alinhados às demandas do setor, e através de um processo formativo que promove, entre outras competências, a autonomia e a consciência empreendedora.


Postado por Secom PB

©Copyright 2007-2025 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com