Paraíba
Programa LIDER: Sebrae promove debate em Patos e Pombal com foco nas potencialidades dos territórios locais
Ação busca mobilizar lideranças da região e formatar agenda de desenvolvimento visando a geração de novas oportunidades

Publicado em 22/05/2025 18:58

Reprodução

O Sebrae/PB está promovendo essa semana o 2º encontro dos territórios empreendedores com a metodologia do programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER), que promove conexões entre líderes na região do sertão paraibano. Na terça (20) e quarta-feira (21) o momento foi protagonizado na cidade de Patos, a partir da articulação de representantes dos territórios do Vale das Espinharas e Vale do Sabugi, e nesta quinta-feira (22), a mesma mobilização acontece no município de Pombal, com representantes do médio Piranhas.
 
Os encontros, que são orientados através da atuação dos consultores Arnaldo Júnior e Miosótis Lúcio, buscam desenvolver a aplicação da metodologia do programa e trabalhar o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis. A meta central é trabalhar a geração de novas oportunidades para impulsionar o crescimento econômico dos territórios.
 
“Essa ação facilita o planejamento e a criação de novas ideias para o desenvolvimento do território. Essa articulação, junção e conexão dessas lideranças dos mais diversos setores da sociedade vai proporcionar uma agenda de desenvolvimento para o território, bem como para a melhoria do ambiente de negócios”, destaca Nelijane Ricarte, gestora do Programa Cidades e Territórios Empreendedores do Sebrae/PB.
 
Ao todo, dez municípios compõem o território do médio Piranhas. São eles: Pombal, Condado, São Bentinho, Paulista, São Bento, Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, Catolé do Rocha, Riacho dos Cavalos e Jericó. O encontro, que acontece nesta quinta-feira, é realizado no auditório da Secretaria de Assistência Social, na cidade. As atividades do LIDER em Pombal seguem acontecendo até esta sexta-feira (23).
 
O gerente da agência regional do Sebrae/PB em Pombal, Aldo Nunes, explica que a iniciativa liderada pela instituição é uma oportunidade de conhecimento e compartilhamento de informações sobre o contexto de cada localidade. “Consideramos esse programa de suma importância para contribuir com o desenvolvimento dos territórios, até porque esse é o papel do Sebrae, ou seja, fomentar o crescimento econômico e buscar por meio de ferramentas estratégicas a geração de novas oportunidades de emprego e renda”, disse.
 
Entre os temas discutidos pelos consultores e lideranças estão: a identificação das potencialidades de cada território; os desafios que são enfrentados considerando o atual contexto e o estudo de soluções com foco na construção de ideias inovadoras.
 
No caso dos territórios do Vale das Espinharas e Vale do Sabugi, sua formação tem a inclusão de oito cidades, sendo elas: Patos, São Mamede, Várzea, Santa Luzia, Junco do Seridó, Salgadinho, São José do Sabugi e São José do Bonfim. A metodologia do programa LIDER tem como proposta oito encontros, sendo cada um reservado a aplicação de desafios e debates com temas diferentes.


Postado por Assessoria de Imprensa

©Copyright 2007-2025 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com