
Reprodução
A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, e o vice-governador Lucas Ribeiro prestigiaram, nessa sexta-feira (27), em Campina Grande, o desfile que homenageou o macramê, tipologia escolhida nesta 40ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que se encerra neste domingo (29) e tem como tema "Macramê — a arte de arrochar o nó". Mais cedo, eles também participaram da solenidade de assinatura de contratos do Empreender-PB, que destinou mais de R$ 400 mil a empreendedores da Rainha da Borborema — iniciativa importante, já que os recursos podem ser utilizados, por exemplo, na preparação do 41° Salão do Artesanato, que será realizado a partir de janeiro em João Pessoa.
Com o tema "Fortes como a Flor", o desfile apresentou a coleção nascida de uma consultoria ministrada pela estilista Carol Teixeira para as artesãs da Associação de Artesãos e Artesãs do município de Araruna (Aramê), cujo carro-chefe é o macramê, a tipologia homenageada nesta edição do Salão do Artesanato Paraibano. A qualificação, que teve como principal objetivo fortalecer o macramê, foi resultado de uma parceria entre o Governo da Paraíba e o Sebrae-PB.
Para Ana Maria Lins, o desfile representa o coroamento de uma série de ações adotadas pelo Governo para divulgar e fortalecer o macramê no estado. "Esse desfile é muito importante na divulgação do potencial dessas mulheres, que, com a oficina da estilista Carol Teixeira, mostram a importância do macramê no artesanato paraibano. Durante as visitas que a gente fez a essas artesãs na preparação do Salão do Artesanato, a gente viu o quanto elas queriam aproveitar essa homenagem para divulgar o macramê — e o desfile tem esse objetivo. Que elas, a partir de agora, possam voar cada vez mais", disse a primeira-dama.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O vice-governador Lucas Ribeiro destacou a realização do Salão do Artesanato como a celebração da criatividade do povo paraibano. "É uma alegria chegar a esse espaço, que celebra a criatividade do nosso povo, conversar com os artesãos e ver todo mundo satisfeito com o Salão do Artesanato, que teve vendas e divulgação — muita gente passou por aqui e viu o que a Paraíba produz de melhor", acrescentou.
A secretária de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, também destacou as ações do Governo no fortalecimento do artesanato paraibano. "O artesanato da Paraíba divulga a nossa cultura — o que por si só já justificaria esse olhar atento do governador João Azevêdo, da nossa presidente de Honra, Ana Maria Lins, e do nosso vice Lucas Ribeiro —, mas também gera renda e qualidade de vida para centenas de famílias. Daí a importância de momentos como esse, em que temos um belo desfile para divulgar o macramê e também a assinatura de contratos para o artesão e o empreendedor incrementar ainda mais o seu negócio", comentou.
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, evidenciou a inovação do macramê ao falar da importância das ações adotadas pelo Governo do Estado no fortalecimento da tipologia. "Essas artesãs nunca foram homenageadas antes. E quando surgiu essa oportunidade dentro do Salão do Artesanato, a parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae-PB trouxe Carol Teixeira, uma estilista paraibana de um talento enorme, para que ela pensasse looks inovadores, diferentes e modernos, criando novas estratégias e perspectivas para que as artesãs melhorassem suas vendas e pudessem atingir um novo mercado, o da alta costura", observou, ressaltando a tradição do grupo Aramê e a experiência dos artesãos com a moda.
O prefeito de Araruna, Availdo Azevedo, agradeceu mais esta grande parceria entre a gestão do governador João Azevêdo e o município. "Essa parceria é sem dúvidas uma das mais importantes, e eu explico o porquê. Essa parceria vem no sentido de resgatar e fortalecer o macramê, cujo berço é Araruna. Mas, acima de tudo, valorizar e elevar a autoestima dessas artesãs, dessas mulheres guerreiras. E não vamos parar por aí. Também numa grande parceria com o Governo do Estado, vamos construir em Araruna o Centro de Referência do Macramê, uma ideia lançada pela primeira-dama Ana Maria Lins e que vai se concretizar muito em breve", afirmou.
Tanto o desfile quanto a solenidade de assinatura dos contratos do Empreender-PB foram prestigiados por convidados e diversas autoridades, como o vereador de Campina Grande Rostand Paraíba; Eva Gouveia; o secretário-executivo do Empreender-PB, Fabrício Feitosa; a curadora do PAP, Janete Lins; a coordenadora de Capacitação do PAP, Yara Alencar; e o diretor do Museu Casa do Artesanato Paraibano, Fábio Morais.
O desfile — Com a produção de Haendel Melo, dez modelos — algumas delas com experiência em passarelas internacionais — vestiram, literalmente, a roupa de uma política pública que busca cada vez mais fortalecer e divulgar a identidade paraibana por meio do artesanato produzido no estado.
A campinense Ingrid Kelly, vencedora do "The Look of the year" há alguns anos e com trajetória construída em passarelas internacionais, não hesitou quando recebeu o convite do produtor Haendel Melo para participar do desfile. "Eu comecei aqui — o algodão colorido foi o meu primeiro desfile — e voltar aqui, 20 anos depois, para representar o nosso artesanato não tem como descrever, é uma sensação incrível, o nervosismo é o mesmo de 20 anos atrás, mesmo com a experiência em passarelas do mundo inteiro. Talvez o nervosismo seja ainda maior por estar representando o meu estado", externou.
Já a estilista Carol Teixeira, pouco antes do desfile, descreveu a rica experiência que teve ao ministrar a consultoria com as artesãs macrameiras de Araruna. "Foi muito emocionante ver o empenho e a dedicação dessas meninas durante esse período. E para fechar esse ciclo muito rico, esse desfile traz as peças que foram feitas lá em Araruna, com muito amor, muito carinho e muita perseverança delas. Que esse desfile traga a mensagem do quanto a arte é importante", desejou.
"A gente quer transmitir a força dessas mulheres, através dos nós e de suas raízes, buscando expressar de uma forma contemporânea o que o macramê consegue transmitir para as pessoas", emendou o produtor Haendel Melo.
Na plateia, muitas artesãs emocionadas com o resultado de meses de dedicação — emoção que se soma a perspectivas reais de voos ainda mais altos.
Julieta Estevão, a líder das artesãs macrameiras de Araruna, se emocionou em diversos momentos. "Quando decidi enviar uma carta ao governador João Azevêdo, sugerindo que o macramê fosse homenageado, e que ele de pronto aceitou, não esperava que todos nós fôssemos colher tantos frutos em tão pouco tempo. A noite de hoje é de muita emoção e de outros sentimentos bons que só a gratidão traz", concluiu.
O conceito da coleção que foi apresentada nessa sexta-feira tem como base a representação da mulher como uma flor de algodão: pura, forte, delicada e resistente ao mesmo tempo — daí o tema do desfile —, em que cada peça contou para os espectadores uma história de superação em meio às adversidades.
Postado por Secom PB
Comentários
Outras Notícias

Paraíba
Com shows de Nando Cordel e Adilson Ramos, Caminhos do Frio começa nesta segunda em Areia
Ler Notícia

Esporte
Bayern derrota Flamengo por 4 a 2 e elimina rubro-negro nas oitavas do Mundial de Clubes
Ler Notícia

Futebol
Flamengo x Bayern no Super Mundial de Clubes: horário e tudo sobre o jogaço deste domingo
Ler Notícia