Reprodução
Os efeitos da estiagem na Paraíba não refletem apenas na agricultura e na criação de animais. Os açudes que abastecem os municípios paraibanos também são fortemente afetados e pedem socorro. Mais de metade – 55% - dos que são monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB), estão com menos de 20% da capacidade e, destes, oito não têm sequer uma gota d’água.
“A esperança é que, no mês de dezembro e início de janeiro comece a chover nas regiões do Sertão e Cariri, mas a tendência, até agora, é que o fenômeno El Niño deve se manifestar e, por conta disso, o mais provável é que a chuva não vai ser boa”, afirmou o gerente executivo da Defesa Civil da Paraíba, George Sabóia.
Ele destacou que teme pelas consequências ainda mais desastrosas a serem enfrentadas pelo homem do campo, principalmente na região do Sertão que, geralmente, é a mais afetada pela falta de chuvas. De acordo com o gerente, já são contabilizados seis anos de seca no Estado. “Esse ano, choveu um pouco mais do que nos anos anteriores, mas não foi suficiente para suprir os mananciais e, por isso, o quadro é preocupante”, declarou Sabóia.
Entre os açudes, até mesmo o Gramame/Mamuaba, que abastece o município de João Pessoa e normalmente mantém a capacidade máxima, teve o estoque reduzido para pouco mais de 80%. Na região de Campina Grande, o açude Epitácio Pessoa, Boqueirão, também sofre com a seca e tem menos de um quarto da sua capacidade de armazenamento, totalizando hoje 24,74% do volume total.
Emergência
Nos municípios que estão em situação de emergência, a população tem sido abastecida com carros-pipa, segundo Sabóia. Em algumas cidades, a exemplo de Cuité, que fica na região do Agreste, não existe água na zona urbana.
Correio da Paraíba
Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias
Economia
Saiba quais documentos você precisa reunir para a declaração do IR 2026
Ler Notícia
Paraíba
João Azevêdo entrega Binário de Jacumã, Centro de Atendimento ao Turista e recebe Título de Cidadania Condense
Ler Notícia
Paraíba
Lucas Ribeiro participa do encerramento do Crescer em Campina Grande com público recorde no Centro de Convenções
Ler Notícia