Paraíba
João Azevêdo entrega cartões do Passe Livre Estudantil e destaca importância da ação para combater a evasão escolar

Publicado em 07/05/2025 21:57

Reprodução

O governador João Azevêdo entregou, nesta quarta-feira (7), cartões do programa Passe Livre Estudantil a estudantes da Rede Estadual de Ensino que passam a ter passagens gratuitas nos transportes públicos. A medida contempla alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, residentes nas regiões metropolitanas de João Pessoa e Campina Grande, e tem o objetivo de combater a evasão escolar. A solenidade foi realizada no auditório do Centro de Ensino da Polícia Militar, em João Pessoa. 

A gratuidade no transporte representa investimentos que ultrapassam R$ 89 milhões e deve beneficiar 48 mil estudantes – cada um receberá mensalmente 44 passagens de ônibus. Além disso, os acompanhantes dos alunos com deficiência terão direito a 88 recargas de passagens para auxiliar no deslocamento de deixar e buscar os estudantes na escola.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou a satisfação de assegurar um investimento que oferece segurança e acesso à sala de aula aos estudantes. “Nós já entregamos 667 ônibus escolares, firmamos convênios pelo Programa de Transporte Escolar e isso envolve recursos de mais de R$ 200 milhões e coroamos essa ação com o Passe Livre Estudantil, que visa reduzir a evasão escolar e, por isso, celebramos essa conquista dos nossos alunos”, explicou.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

João Azevêdo também destacou o olhar atencioso do governo com a política pública da Educação. “Nós firmamos parceria com os 223 municípios para atuar na Educação Básica, com o programa Alfabetiza Mais Paraíba. Investimos na infraestrutura, com reforma e construção de escolas, celebramos convênios com os municípios para a construção de 213 creches, entregamos os Kits escolares, Kits de bandas marciais, são mais de 140 ginásios construídos e fortalecemos o processo de aprendizagem com concursos públicos para o Magistério para termos um ensino cada vez melhor”, acrescentou. 

O secretário da Educação, Wilson Filho, evidenciou a garantia da oportunidade de acesso ao aprendizado e de um futuro melhor a partir do programa Passe Livre. “Hoje é um dia marcante para a nossa Educação porque lançamos o maior programa de transporte público para estudantes do Brasil. A Paraíba é referência para o país porque investe numa ação em que todos os estudantes do 9º ano ao 3º ano do Ensino Médio de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita e Campina Grande receberão, por mês, 44 passagens de ônibus de graça para que eles possam frequentar a sala de aula”, pontuou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, celebrou mais uma importante iniciativa para a Educação da Paraíba. “Esse é um momento especial para a educação pública, para os alunos e para os pais de alunos. É um importante benefício e eu agradeço ao governador enquanto paraibano e deputado pela atitude, pelo olhar social que representa dignidade e respeito”, comentou. 

Dulcicleide Moura, mãe da estudante Dulciane Moura, agradeceu ao governador João Azevêdo pelo olhar inclusivo. “Sou grata por este programa, que é uma grande vitória para minha filha, que é autista. O passe livre foi uma das melhores coisas que já fizeram para os alunos e mães de alunos”, disse. 

O mesmo sentimento foi compartilhado por Lívia Nascimento, mãe da estudante Maria Luiza Nascimento. “Essa é uma iniciativa que demonstra que o poder público se preocupa com a Educação, que é a porta para todas as coisas e que leva a lugares inimagináveis. O passe livre não trata apenas de assegurar um meio de locomoção, mas vai além porque muitas famílias tinham que escolher se iriam recarregar o cartão ou pagar um boleto. Muita gratidão por esse projeto e essa é uma vitória dos alunos”, afirmou.  

A estudante Ludmylla Santos agradeceu a iniciativa da gestão estadual. “Eu sou estudante do 2º ano da Escola Professor José Batista de Melo e a criação dessa política pública é um marco para a educação. O passe livre é uma ferramenta de inclusão que garante não apenas o acesso, mas a permanência dos alunos na sala de aula, permitindo a construção de um futuro mais digno, com equidade e direito à educação de qualidade”, declarou. 

Os estudantes que ainda desejam se cadastrar devem se dirigir ao posto do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur-JP), localizado no Terminal Rodoviário Severino Camelo, em João Pessoa, e no Terminal de Integração do município, no posto do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sitrans/CG), em Campina Grande, com documento com foto, CPF e comprovante de residência. Serão asseguradas 44 passagens gratuitas mensais a cada um dos alunos. Em contrapartida, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, vai cobrar frequência escolar mínima de 90% em sala de aula. 

Prestigiaram a solenidade o vice-governador Lucas Ribeiro; os deputados estaduais Luciano Cartaxo, Cicinho Lima João Gonçalves; o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; o secretário executivo da Gestão Pedagógica, Edilson Amorim; a secretária de Administração, Suprimentos e Logística, Pollyanna Loreto; e secretário executivo de Cooperação com os municípios, Erivonaldo Alves.


Postado por Secom PB

©Copyright 2007-2025 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com