
Reprodução
O Governo da Paraíba inicia a primeira etapa da vacinação contra febre aftosa, nesta terça feira (1º). Os animais devem ser imunizados até o dia 31 de maio, fim do prazo estabelecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Leia mais notícias no Portal Araruna Online
O principal objetivo da ação é continuar e manter a Paraíba livre da febre aftosa, situação que permite o transporte de animais vivos, produtos e subprodutos de origem animal, entre os estados do Brasil e também para o exterior, além de agregar valor de marcado aos produtos.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
De acordo com informações da Secretaria de Estado da Agropecuária, os criadores podem comprar as vacinas em uma revendedora autorizada ou loja de produtos agropecuários devidamente cadastradas. Após efetuar a compra da vacina e imunizar o rebanho, ele tem o prazo de dez dias para declarar a vacinação junto a Defesa Agropecuária, ou nos escritórios do órgão em todo estado.
Com um rebanho bovino superior a 1 milhão de cabeças de gado, o Estado tem até o dia 31 de maio para vacinar o rebanho de bovinos e bubalinos. Desde 2011, o desempenho do Estado em vacinação contra a febre aftosa ultrapassa a meta de 90% do rebanho. Por esse destaque, a Paraíba ostenta, desde 2014, o certificado de “Estado livre da febre aftosa com vacinação”, fornecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
O secretário da Sedap, Rômulo Montenegro, explica que ao manter o cadastro atualizado, o produtor pode ter acesso aos programas do Governo, como distribuição de ração animal, leilões e financiamentos bancários.“É uma ação que envolve um esforço enorme do Governo, por isso a participação dos criadores deve ser intensa para vacinar cada animal em suas propriedades, isso tem acontecido desde 2011 e o nosso esforço é para que possamos ser livre de aftosa sem vacinação”, disseo secretário.
Curta a fanpage do Araruna Online no Facebook e receba as últimas notícias
Siga também o Araruna Online no Twitter , Google+ e por RSS.
Fonte: Secom-PB
Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias

Paraíba
Governo do Estado conclui até novembro a pavimentação de acesso ao distrito em Tacima
Ler Notícia

Policial
Polícia Federal deflagra operação contra esquema de fraudes a benefícios do INSS em Campina Grande
Ler Notícia

Esporte
Palmeiras vence o River por 3 a 1 e está nas semifinais da Libertadores
Ler Notícia