Reprodução
Valorizar os atrativos, a arte e a história de um povo é um passo fundamental para o fortalecimento do turismo e do sentimento coletivo de zelo pelo patrimônio natural e cultural de uma região. Com esse propósito, o Fórum de Turismo Sustentável do Curimataú anunciou o primeiro Festival de Inverno nas Serras, o novo produto turístico que terá início a partir do mês de agosto.
Idealizado em parceria com os municípios de Araruna, Dona Inês, Cacimba de Dentro, Cuité e Serra da Raiz, o projeto terá uma programação ampla e diversificada que inclui cursos, oficinas, concertos, exposições gastronômicas e apresentações de artistas da região.
De acordo com o presidente do Fórum de Turismo do Curimataú, Ricardo Câmara, o objetivo é fomentar o turismo, a cultura e também oportunizar a qualificação da mão de obra. “Queremos desenvolver ações com efeito duradouro na vida das pessoas. Por isso, pensamos nos cursos e oficinas que irão aperfeiçoar o trabalho dos nossos artesãos, microempreendedores e artistas locais”.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A expectativa é que o festival atraia não apenas o público da Paraíba, mas também de outros estados, apostando no turismo como vetor de desenvolvimento sustentável para a região do Curimataú. Além disso, o evento propõe que as pessoas de cada município envolvido possam participar das edições nas cidades vizinhas, de modo a fomentar uma verdadeira permuta de saberes e experiências a partir da imersão cultural.
“Cada um dos cinco município tem uma história, uma cultura e um patrimônio natural únicos. É necessário que a gente estimule a ideia de valorização e sentimento de orgulho e pertencimento diante das riquezas da nossa região. É assim que, aos poucos, consolidamos o Curimataú como um destino destacado no interior da Paraíba, dando um exemplo de integração e regionalização turística”, afirmou Ricardo Câmara.
Além do Fórum e dos municípios parceiros, o primeiro Festival de Inverno das Serras conta com o patrocínio do Banco do Nordeste e Secretaria de Cultura do estado. Também são parceiros do projeto o Sebrae, Senar e Sesc Paraíba, Empreender Paraíba, Fundação Espaço Cultural, Univesidade Federal da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba, Instituto Federal da Paraíba e a Universidade Federal de Campina Grande.
Lançamento
A programação oficial do festival será lançada na próxima sexta-feira (30), em solenidade no Tunila Chalés, localizado no Sítio Lagoa D’Água, zona rural de Cacimba de Dentro. O evento contará com a presença de prefeitos, secretários, empresários, artistas e profissionais da imprensa, que conhecerão os detalhes da programação, datas e parcerias envolvidas na realização do festival.
Durante a cerimônia, o público vai apreciar uma apresentação musical ao vivo e uma intervenção da tradicional cultura popular, destacando os talentos da região e valorizando a diversidade artística do Curimataú paraibano.
Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias
Araruna
Prefeito de Araruna participa do 1º Encontro Municipalista da Paraíba de Direito Municipal em Campina Grande
Ler Notícia
Paraíba
Detran-PB alerta população sobre novo falso site da Habilitação Social
Ler Notícia
Araruna
VÍDEO: Prefeito Availdo Azevedo anuncia novas medidas para enfrentar a estiagem em Araruna
Ler Notícia