Reprodução
De vilão a melhor amigo, o ovo é um dos protagonistas da alimentação atual. Rico em vitaminas e minerais e detentor de níveis de proteína e gordura saudáveis que todo e qualquer organismo quer receber, este alimento de origem animal é dos mais consumidos em todo o mundo… mas é também dos que mais dúvidas suscita.
Leia mais notícias no Portal Araruna Online
Depois da ciência ter esclarecido tudo e todos sobre a quantidade ideal de ovos por semana, faltava ainda saber qual a melhor forma de os consumir: se inteiros, se apenas a gema ou se apenas a clara.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Esta última opção, a da clara, é a eleita pelos esportistas, uma vez que é quase isenta em gordura e altamente proteica, mas, conta um estudo publicado na revista científica American Journal of Clinical Nutrition, o melhor é mesmo consumir o ovo inteiro.
De acordo com a investigação da Universidade de Illions (nos Estados Unidos) e citada pela revista Veja, os esportistas que consomem ovos inteiros depois do treino apresentam uma síntese de proteína 40% superior do que aqueles que optam apenas pela clara.
Por síntese de proteína entende-se o processo biológico em que as células dão vida a novas proteínas no organismo. Para o estudo, os cientistas norte-americanos recorreram a dez homens saudáveis e praticantes de exercício físico. Metade ingeriu uma quantidade de ovos inteiro depois do treino equivalente a 17 gramas de gordura e 18 gramas de proteína e a outra metade ficou-se apenas pelas 18 gramas de proteína oriunda de um conjunto de claras de ovo.
Após terem sido realizadas análises sanguíneas e biópsias musculares, os investigadores notaram que tanto as claras como os ovos inteiros forneceram aos músculos a mesma quantidade de aminoácidos, entre 60% a 70%.
Os aminoácidos ficam disponíveis no sangue e ajudam a formar músculo. Contudo, somente os atletas que consumira os ovos por completo (com a clara e a gema) é que apresentaram eficácia na construção muscular, tendo sido o processo que dá vida à formação de músculo cerca de 40% maior, escreve a revista brasileira no seu site.
Curta a fanpage do Araruna Online no Facebook e receba as últimas notícias
Siga também o Araruna Online no Twitter , Google+ e por RSS.
Fonte: Notícias Ao Minuto
Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias
Paraíba
Reajuste do Minha Casa, Minha Vida em 2026 vai contemplar a Paraíba e ampliar acesso à casa própria
Ler Notícia
Paraíba
João Azevêdo trata de investimentos em programas de cirurgias eletivas no Ministério da Saúde
Ler Notícia
Araruna
Servidores da Prefeitura de Araruna terão quatro pontos facultativos para as celebrações de fim de ano
Ler Notícia