Confirmada
Copa do Mundo 2030 será em seis países e três continentes, anuncia Fifa

Publicado em 04/10/2023 20:27

Reprodução

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou nesta quarta-feira (4) que Uruguai, Paraguai e Argentina, representando a América do Sul; Portugal e Espanha, a Europa; e Marrocos, o continente africano; vão sediar a Copa do Mundo de 2030. Este formato é inédito, superando o torneio de 2026, que será no Canadá, Estados Unidos e México.

A Fifa também confirmou que a abertura da Copa de 2030 acontecerá em Montevidéu, no Uruguai, para celebrar o centenário das Copas — a primeira edição foi em 1930, no país sul-americano. Em seguida, os jogos da primeira rodada seguem para os países vizinhos: Argentina e Paraguai. O restante dos jogos serão em Portugal, Espanha e Marrocos, que fica próximo à Península Ibérica.

Apesar da quantidade países, a Fifa não definiu quais serão as três principais sedes desse torneio, nem onde acontecerá o encerramento. Outra decisão tomada pela federação é em relação à Copa do Mundo de 2034, que ocorrerá na Ásia e/ou Oceania, com Arábia Saudita como uma das favoritas.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Junção de todos os pretendentes

Todas as seis nações que vão sediar a Copa do Mundo 2030 já manifestaram anteriormente seu desejo pela Copa do Mundo. A única exceção é a Arábia Saudita, que pleiteava sua candidatura, mas desistiu. A desistência veio principalmente da força da campanha que os países sul-americanos, que também incluía o Chile, exerciam para sediar a “Copa Centenária”.

No entanto, Marrocos por pouco não sediou a última copa, que ocorreu no Catar. Portugal e Espanha, juntos, demonstram uma grande força comercial por se tratar de um conjunto muito forte no cenário europeu. Com isso, a Fifa reuniu todas essas candidaturas numa só, com exceção da Arábia Saudita, que poderá sediar em 2034.


Postado por Redação

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com