Reprodução
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou nesta quarta-feira (4) que Uruguai, Paraguai e Argentina, representando a América do Sul; Portugal e Espanha, a Europa; e Marrocos, o continente africano; vão sediar a Copa do Mundo de 2030. Este formato é inédito, superando o torneio de 2026, que será no Canadá, Estados Unidos e México.
A Fifa também confirmou que a abertura da Copa de 2030 acontecerá em Montevidéu, no Uruguai, para celebrar o centenário das Copas — a primeira edição foi em 1930, no país sul-americano. Em seguida, os jogos da primeira rodada seguem para os países vizinhos: Argentina e Paraguai. O restante dos jogos serão em Portugal, Espanha e Marrocos, que fica próximo à Península Ibérica.
Apesar da quantidade países, a Fifa não definiu quais serão as três principais sedes desse torneio, nem onde acontecerá o encerramento. Outra decisão tomada pela federação é em relação à Copa do Mundo de 2034, que ocorrerá na Ásia e/ou Oceania, com Arábia Saudita como uma das favoritas.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Junção de todos os pretendentes
Todas as seis nações que vão sediar a Copa do Mundo 2030 já manifestaram anteriormente seu desejo pela Copa do Mundo. A única exceção é a Arábia Saudita, que pleiteava sua candidatura, mas desistiu. A desistência veio principalmente da força da campanha que os países sul-americanos, que também incluía o Chile, exerciam para sediar a “Copa Centenária”.
No entanto, Marrocos por pouco não sediou a última copa, que ocorreu no Catar. Portugal e Espanha, juntos, demonstram uma grande força comercial por se tratar de um conjunto muito forte no cenário europeu. Com isso, a Fifa reuniu todas essas candidaturas numa só, com exceção da Arábia Saudita, que poderá sediar em 2034.
Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias
Economia
Saiba quais documentos você precisa reunir para a declaração do IR 2026
Ler Notícia
Paraíba
João Azevêdo entrega Binário de Jacumã, Centro de Atendimento ao Turista e recebe Título de Cidadania Condense
Ler Notícia
Paraíba
Lucas Ribeiro participa do encerramento do Crescer em Campina Grande com público recorde no Centro de Convenções
Ler Notícia