Araruna
Prefeitos da Comarca de Araruna, MP e Cagepa se reúnem para tratar sobre o abastecimento d’água do açude Cacimba de Várzea

Publicado em 25/11/2021 08:49 Atualizado em 25/11/2021 22:33

Reprodução

Com o objetivo de garantir o abastecimento de água do açude Cacimba da Várzea aos municípios de Araruna, Cacimba de Dentro, Tacima, Riachão e Damião. O prefeito de Araruna, Vital Costa, provocou o Ministério Público, os gestores da região e a CAGEPA para uma reunião que aconteceu de forma presencial e virtual na manhã de hoje (24/11) na sede do Ministério Público em Araruna. Veja abaixo o vídeo da audiência.

Baixe o app da ArarunaTV em seu celular e tenha acesso a todo nosso conteúdo. É leve e gratuito: clique aqui. 

O promotor da Comarca de Araruna, Dr. Pedro Henrique, o Dr. Macus Vinícius – presidente da Cagepa, o prefeito de Cacimba de Dentro, Nelinho Costa, o secretário Sandro e o assessor jurídico de Tacima participaram da reunião de forma virtual. Já o prefeito de Araruna, Vital Costa, a prefeita de Riachão, Maria da Luz, a prefeita de Damião, Simone Azevedo, o procurador jurídico de Araruna, Dr. Júnior Caldas e o chefe de gabinete, Dr. Íkaro Morais, estiveram presentes na sala de reuniões da Promotoria.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

De acordo com o prefeito Vital Costa, a reunião foi produtiva e teve como objetivo principal discutir a possibilidade do Governo do Estado, através da CAGEPA ativar de imediato o abastecimento d’água do açude Cacimba de Várzea para os municípios da região.

“Muito oportuna e produtiva a reunião com os prefeitos, MP e Cagepa. O diálogo foi para discutirmos sobre o abastecimento d’água de imediato do açude Cacimba de Várzea para os municípios. Estamos passando por uma das maiores crises hídricas já vivenciada nos últimos anos. Quando nós fizemos essa provocação é exatamente da situação que nós temos, Araruna não tem nenhum manancial, não tem nenhuma barragem que hoje disponha de água, estamos fazendo o abastecimento através de carros pipas, indo buscar água em Bananeiras, são 10 pipas por dia para atender uma demanda muito grande de nosso município, agora não só na zona rural, más também na zona urbana, ante o colapso que estamos vivenciando. Como ponto principal dessa reunião, nós temos uma barragem, a Cacimba da Várzea no município de Cacimba de Dentro, que tem acredito 80% de sua capacidade. Embora o grau de salinidade seja muito alto, sabemos que fica difícil nesse primeiro momento o atendimento da qualidade de água para o consumo humano (para beber), no entanto, o nosso questionamento é ver a possibilidade de mesmo nessa situação a Cagepa atender os nossos municípios, se não para o consumo humano, más para gasto, água que serve para outras atividades. E aqui ninguém melhor do que o presidente da Cagepa para dirimir se há essa possibilidade, até porque já tem uma discussão para aquisição de um dessalinizador, más isso leva um certo tempo e a nossa necessidade é premente, é urgente”, argumentou o prefeito Vital Costa.

Após os argumentos dos prefeitos e do presidente da Cagepa, Dr. Marcus Vinícius ficou determinado que a Procuradoria do Município de Cacimba de Dentro em conjunto com as demais Procuradorias, ajuizará ação de obrigação de fazer com pedido de tutela de urgência requerendo ao juízo da Comarca de Araruna, que a CAGEPA possa retornar o abastecimento d’água, utilizando-se do manancial de Cacimba da Várzea, açude localizado na zona rural de Cacimba de Dentro. Entre os pedidos da ação que será ajuizada, requer-se ainda o aprazamento de audiência para posssivel homologação de acordo judicial entre as partes pra tentar solucionar essa grande problemática que é a falta de água em nossa região.


Postado por Redação

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com