
Reprodução
O pêndulo da Pedra da Boca, em Araruna, no Brejo da Paraíba, foi suspenso temporariamente pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) nesta quinta-feira (22). A suspensão atende a uma recomendação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e faz parte de uma série de medidas para garantir o melhor uso do espaço e a segurança dos visitantes.
De acordo com a Sudema, o parque continua aberto normalmente, com todas as demais atividades liberadas. O MPPB pede para que a Sudema regularize a exploração comercial do parque, que constitui uma Unidade de Conservação estadual.
O órgão informou que vai realizar uma licitação para contratar a empresa que será encarregada pela oferta da atividade, que é um atrativo turístico importante.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O pêndulo terá sua continuidade garantida de forma segura, legal e alinhada com os princípios da gestão pública e da conservação ambiental.
A suspensão ocorre em um momento em que o Parque passa por uma série de medidas para aprimoramento do uso do espaço e garantia da melhor gestão ambiental.
Entre as medidas, estão a construção do Plano de Manejo, já finalizado, do Plano de Uso Público, que está em andamento, e do Plano de Gestão de Riscos, em fase de contratação.
O local vai ganhar também a sua sede própria, que está em construção. Com isso, a Pedra da Boca vai contar com espaço para camping e estacionamento de motorhomes, base de apoio para pesquisadores, guias turísticos e profissionais de segurança e salas variadas de estímulo ao conhecimento e aprendizado.
O Parque
O Parque Estadual Pedra da Boca oferece uma diversidade de experiências em meio à natureza, como trilhas ecológicas, grutas, formações rochosas únicas e sítios arqueológicos com pinturas rupestres.
Condutores locais capacitados estão disponíveis para apresentar os roteiros, que podem ser adaptados ao perfil e aos objetivos dos visitantes.
A recomendação é de que as visitas sejam acompanhadas por esses profissionais, garantindo uma experiência completa e segura.
*Com Secom-PB
Postado por Secom PB
Comentários
Outras Notícias

Paraíba
Programa LIDER: Sebrae promove debate em Patos e Pombal com foco nas potencialidades dos territórios locais
Ler Notícia

Araruna
Prefeitura de Araruna divulga programação do São João na Serra 2025
Ler Notícia

Brasil
Mais de 5,3 milhões de eleitores terão título cancelado, informa TSE
Ler Notícia