Araruna
Iran Motos e Múcio Macêdo participam do Fórum de Secretários e Secretárias de Agricultura da Paraíba durante a Expapi

Publicado em 20/05/2025 08:19

Reprodução

O vice-prefeito e secretário de agricultura de Araruna, Iran Motos e o secretário executivo Múcio Macêdo, participaram, nesta segunda-feira (19), da IV Reunião do Fórum de Secretários e Secretárias de Agricultura da Paraíba (Fessagri). No encontro foram abordados os seguintes temas: Certificação sanitária, implementação de consórcios, aquisição e distribuição de sementes e a criação da linha de crédito Empreender Rural para o pequeno produtor que está sendo implementada pelo Governo do Estado, por meio do Programa Empreender Paraíba, voltada à certificação, inicialmente, aos produtores de queijo, mel e ovo de capoeira.

O secretário Iran Motos disse que o Fórum é uma ótima oportunidade para capacitar a equipe, trocar experiências e trazer conhecimento para nossa terra. Também aproveitamos o Fórum para discutir com o secretário Joaquim Hugo, alguns temas importantes para Araruna. - EXPO SERRA DE ARARUNA - ⁠PONTO DE DISTRIBUIÇÃO DE RAÇÃO SUBSIDIADA EM ARARUNA E INCLUSÃO SE SAL PROTEINADO NO PROGRAMA E O ⁠FINANCIAMENTO DE DOIS KITS PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM PARA ARARUNA. "Vamos em frente, investindo cada vez mais na agricultura familiar de nossa Araruna, destacou Iran Motos".

O secretário executivo, Múcio Macêdo afirmou que “reunir os secretários de agricultura permite que cada um traga as demandas para serem apresentadas e discutidas em conjunto e ver os encaminhamentos que possam ser feitos”. 

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

3280ef61-639c-4805-b730-ed82ea21b306

 

O secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), Joaquim Hugo, ressaltou que “a Expapi não é só uma exposição de animais, tem também uma vasta programação, e o encontro do Fessagri, com os secretários e secretárias de agricultura do estado da Paraíba, é um momento para ouvi-los, um momento para dialogar”.

Joaquim Hugo ressaltou que há uma sinalização positiva do governador João Azevêdo, que participou na abertura da Expapi na noite do domingo, para a implantação da linha de crédito chamada de Empreender Rural, por meio do Programa Empreender Paraíba, visando facilitar a certificação de queijarias, produção de mel e de ovo de capoeira. “A certificação é o caminho do produtor para conseguir comercializar sua produção. A ideia é dar um ‘empurranhãozinho’ para que os produtores consigam o selo de certificação e possam ampliar seus negócios”, comentou.

As condições pensadas da nova linha de crédito Empreender Rural são financiamento de até 60 parcelas, com a ação de carência de até 12 meses. A intenção é que o produtor pessoa física tenha acesso até a R$ 30 mil, enquanto quem tem a formalização, já possui o CNPJ, o crédito chegaria até R$ 150.


Postado por ASCOM

©Copyright 2007-2025 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com