Reprodução
Os corredores ecológicos do território de Araruna foram escolhidos como área de prática para o Curso Avançado de Sinalização de Trilhas, que acontece desde segunda-feira (24) e se encerra neste sábado (29). A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de Araruna, Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e Afink (Associação de Formação e Incentivo para o Nordeste Karente).
Para o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Ricardo Câmara, essa formação dá continuidade a ações realizadas anteriormente. “Nós tivemos o curso de Manejo Sustentável de Trilhas, promovemos oficinas práticas durante o primeiro Congresso Paraibano de trilhas e agora oferecemos mais um curso muito importante. Sabemos que o conhecimento é valioso para o desenvolvimento do turismo, e por isso a gestão pública não tem poupado esforços para capacitações e treinamentos”, afirmou o secretário.
O curso, com carga horária de 60 horas, reúne condutores de turismo e representantes de institutos ligados ao turismo e meio ambiente do estado da Paraíba e de estados vizinhos. Com a condução de dois técnicos enviados pelo Ministério do Meio Ambiente, o treinamento aborda as principais estratégias para a sinalização eficiente das trilhas, tendo como base o padrão da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e as orientações técnicas da própria pasta federal.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Ao longo da formação, instrutores e alunos percorrem trechos que formam o Caminho das Ararunas, a trilha de longo curso de aproximadamente 150 quilômetros. “Apenas em um único dia, eles podem caminhar cerca de 18 quilômetros, perpassando rochas, matas fechadas, descampados e leitos de rio. Essas variações ampliam o aprendizado prático sobre a sinalização, que precisa ser adequada a cada tipo de ambiente”, completa Ricardo Câmara.
Postado por ASCOM