Reprodução
A primeira trilha de longo curso do Nordeste, Caminhos das Ararunas, ganhou destaque na 48ª edição da ABAV Expo e Collab, maior feira de turismo da América Latina, realizada em Fortaleza (CE). Na última sexta-feira (8), o presidente do Fórum de Turismo Seridó e Curimataú, Ricardo Câmara, ministrou uma palestra para empresários de agências e operadoras de turismo, além de visitantes e entusiastas da prática de atividades ao ar livre, mostrando as belezas naturais de Araruna e explicando o conceito do projeto.
Foi a primeira participação de Araruna na ABAV Expo e Collab, considerado um evento de repercussão nacional e internacional. Para o presidente do Fórum Seridó e Curimataú, e coordenador da Caminhos das Ararunas, Ricardo Câmara, trata-se de uma oportunidade sem precedentes para divulgar o potencial turístico do município. “Temos a primeira trilha regional estruturada do Nordeste, e isso precisa ser enfatizado. Nossa participação na feira marca o início de uma nova etapa, com Araruna ganhando projeção na América Latina. O objetivo é evidenciar que vale a pena conhecer nossos atrativos, vivenciar a trilha de longo curso e, consequentemente, fazendo com que o turismo local seja amplificado, resultando em mais empregos e renda para a população”.
Uma das autoridades que visitaram o estande reservado aos Caminhos das Ararunas foi o presidente da Agência Estadual de Turismo de Goiás, Fabrício Amaral, que elogiou e ressaltou a importância da iniciativa. “O Estado de Goiás também acredita no potencial das trilhas como fator de desenvolvimento social e econômico. Então, contem conosco. Sabemos que projetos como esse promovem inclusão, acessibilidade e envolvimento das comunidades locais”. Goiás é referência em trilhas de longo curso, principalmente em função do Caminho de Cora Coralina, com trezentos quilômetros de extensão.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Além da Caminhos das Ararunas, a Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso também garantiu espaço na Feira. De acordo com o Ministério do Turismo, a ideia foi justamente fortalecer e posicionar a marca “Trilhas do Brasil” e a logomarca “pegadas amarelas e pretas”, que representa a existência de uma sinalização padronizada. Ao todo, o Brasil conta com 8 mil quilômetros de trilhas cadastradas, o que mostra um segmento ganhando cada vez mais espaço e se configurando como a nova aposta para atrair turistas internacionais.
A participação de Araruna na ABAV Expo e Collab foi possível por meio da parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Sebrae Paraíba e Ministério do Turismo. Para saber mais sobre o projeto e conhecer a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, basta acessar o endereço eletrônico www.redetrilhas.org.br/w3/. No site, é possível ler sobre Caminhos das Ararunas e outras trilhas cadastradas em todo o país.

Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias
Esporte
Brasil estreia na Copa do Mundo de 2026 contra Marrocos, no dia 13 de junho, em Boston ou Nova Jersey
Ler Notícia
Concursos
Câmara Municipal de Bayeux publica edital de concurso público com salários de até R$ 2,5 mil
Ler Notícia
Araruna
Mês da Economia Solidária promove atividades na cidade de Araruna
Ler Notícia