Araruna
Araruna recebe reforço no combate ao mosquito Aedes Aegypti com carro fumacê

Publicado em 14/03/2022 18:16 Atualizado em 30/11/-0001 00:00

Reprodução

A Prefeitura de Araruna, através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira (14/03), um trabalho intenso de combate ao Aedes aegypti nos locais com maior índice de infestação do mosquito no município. Araruna está recebendo o reforço do carro fumacê no combate ao mosquito Aedes aegypti.

A aplicação do inseticida, vai ocorrer durante toda a semana na zona urbana e na comunidade rural de Mata Velha.

"Hoje iniciamos a aplicação do inseticida através do carro fumacê, são ações voltadas ao controle e eliminação do mosquito transmissor da dengue", disse Rodrigo Patrício, coordenador da VISA/Araruna.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

“É importante orientar a toda população que a aplicação do inseticida é uma ação complementar e emergencial, considerando que o trabalho de controle do vetor está na visita domiciliar, na rotina do agente de endemias que atua na destruição da larva do mosquito, pois, se não for controlada a larva evolui para o mosquito adulto que é o responsável pela transmissão das doenças. Além de todo o trabalho realizado, a gestão municipal através da Atenção Básica aposta em ações e campanhas educativas, que também ajudam no controle da doença”, destacou a prefeito Vital Costa.

CUIDADOS - A população deve limpar os quintais todas as semanas, para evitar acúmulo de lixo que possa juntar água. Vasos de plantas também podem conter ovos ou larvas de mosquitos.

Os criadouros estão em qualquer acúmulo de água parada, por menor que seja, até em tampinhas de garrafa. Mas são encontrados com maior frequência em lixo, como resíduos plásticos, espalhados pelas ruas. Os pratos das plantas podem ser completados com areia grossa até as bordas ou ser lavados com água, bucha e sabão todas as semanas, para eliminar ovos do mosquito. Locais de armazenamento de água devem ser mantidos com tampas.

 

Conheça os Principais sintomas da doença:
Chikungunya – Febre e dor nas articulações surgem subitamente. O paciente pode sentir também dor muscular e de cabeça, além de fadiga e erupção na pele.
Dengue – Febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa.
Zica – Febre, irritação na pele, dor nas articulações e olhos vermelhos.


Postado por ASCOM PMA

Publicidade

©Copyright 2007-2025 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com