Saúde
Tomar este medicamento durante a gravidez reduz QI das crianças

Publicado em 19/11/2018 20:04

Reprodução

Os especialistas apuraram ainda que aquela droga aumenta igualmente o risco de desenvolvimento de hiperatividade e de autismo e que os bebés expostos ao paracetamol durante a gestação apresentavam ainda maiores dificuldades na fala.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Harvard e de outras instituições de ensino superior norte-americanas, observou 150 mil mães de todo o mundo e os respetivos bebés.

Durante a pesquisa, os académicos registaram um decréscimo de três pontos no QI de crianças com cinco anos de idade cujas progenitoras tinham tomado paracetamol com o intuito de aliviar a sensação de dor, não tendo febre.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Adicionalmente, os investigadores apuraram que as crianças expostas aquela droga no útero apresentavam maiores dificuldades no desenvolvimento da fala.

Os dados apurados levantam preocupações de que o paracetamol possar ser responsável por alterar o equilíbrio de várias hormonas fundamentais ainda no útero.

Os médicos comummente recomendam que as gestantes evitem a toma de fármacos, especialmente durante os três primeiros meses da gravidez.

Todavia, em caso de necessidade o paracetamol é considerado geralmente como um tipo de medicação segura.

No estudo publicado no periódico científico Hormones and Behaviour, os investigadores alertaram: “as mulheres grávidas devem ter em atenção o uso indiscriminado deste tipo de fármaco”.

Noticias ao Minuto


Postado por Redação

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com