
Reprodução
Comer pelo menos duas horas antes de ir para a cama, preparar refeições leves e alterar a dieta são apenas algumas das mudanças simples que poderão revolucionar o seu padrão de sono.
Eis cinco alimentos e bebidas que deve evitar, de modo a garantir que acorda rejuvenescido na manhã seguinte:
1. Cafeína
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Sim, é óbvio – mas provavelmente consome esta substância na mesma e a horas pouco indicadas.
A cafeína é um estimulante e é responsável por bloquear a produção da adenosina, um tipo de químico no cérebro que induz o sono, até seis horas após a sua ingestão.
2. Carne vermelha
Esta carne demora mais tempo a digerir comparativamente a outras variantes. Por isso evite comer este alimento a horas tardias e se o fizer opte por uma porção reduzida.
3. Álcool
O álcool afeta negativamente o equilíbrio do sono REM – a fase mais profunda e restauradora do sono, durante a qual a memória a curto prazo é restaurada – particularmente durante a segunda metade da noite de descanso, estando na origem de insónias.
4. Alimentos picantes
Este tipo de alimentos contém capsaicina: substância responsável por aumentar a temperatura do corpo, causando desconforto e prejudicando o sono.
5. Açúcar
Comer um doce após o jantar ou antes de deitar pode ser uma opção tentadora, mas estes alimentos tendem a aumentar os níveis de energia e a atrasar o sono.
Ao invés, procure consumir cereais integrais e com baixo teor de açúcar, elevando a presença de triptofano – um aminoácido que reduz o stress e a ansiedade – na corrente sanguínea.
Notícias ao Minuto
Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias

Política
Lucas Ribeiro defende legado da gestão Azevêdo e alerta sobre 2026: “É preciso responsabilidade com o que está em jogo”
Ler Notícia

Araruna
Araruna recebe Selo Município Sustentável reforçando compromisso com os ODS e ganha destaque em evento estadual
Ler Notícia

Araruna
Prefeito Availdo Azevedo encaminha várias demandas durante agenda em Brasília
Ler Notícia