Saúde
Stress avassalador. Siga estas sete dicas para lidar com a ansiedade

Publicado em 12/11/2018 11:54

Reprodução

Todos nós experienciamos algum nível de stress em dado momento da sua vida, mas a sensação de stress extremo pode estar na origem de problemas mais graves como a depressão ou ansiedade crónica.

De acordo com um estudo britânico, uma em cada cinco pessoas experiencia frequentemente “stress avassalador e insustentável” no trabalho.

Enquanto que sentir pequenas quantidades de ansiedade é um fenómeno normal, a sensação extrema de stress pode causar condições físicas severas e debilitantes, tais como enxaquecas, apertos no peito e dores de estômago.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Se acha que o stress está a impactar amplamente na sua saúde, não hesite e consulte um profissional médico ou psicólogo.

Rachel Boyd, porta-voz da organização de beneficência para a saúde mental Mind, revela sete mecanismos para lidar de forma mais eficaz com esta emoção extrema:

1. Faça intervalos regulares

É importante realizar intervalos frequentes quando se está a sentir sob pressão, especialmente no trabalho. Opte por apanhar um pouco de ar puro, de modo a acalmar a mente.

2. Aprenda a relaxar

Atividades tais como a prática de yoga ou de pilates ensinam técnicas essenciais para melhorar a respiração e o relaxamento.

Experimente rotinas simples que promovam a respiração lenta e o relaxamento dos músculos.

3. Organize-se

Fazer uma lista de tarefas pode ajudar a ganhar alguma perspetiva e a ordenar os pensamentos, evitando a sensação de pressão.

4. Priorizar e ser realista

Enumere as coisas que lhe passam na sua mente e categorize cada problema de acordo com o que consegue resolver sozinho e aquilo para o qual necessita de ajuda.

Seja realista relativamente ao que consegue realizar, aprenda a dizer ‘não’ e a pedir ajuda.

5. Dê um passo atrás

Se se sente constantemente stressado, tire algum tempo para examinar o motivo. Procure identificar quais as áreas na sua vida que estão a causar maior pressão e se há algo que pode fazer para as alterar?

6. Melhore o seu estilo de vida

Faça uma alimentação saudável, durma bem e pratique exercício físico.

7. Não tenha medo de desabafar

Ao reprimir constantemente aquilo que o aflige, a ansiedade tende a piorar. Amigos e familiares poderão oferecer-lhe perspetivas diferentes para problemas específicos que o estejam a afetar e ajudá-lo a encontrar soluções.

Não hesite em contactar um médico se achar que o stress está afetar em demasia a sua vida e bem-estar.

Notícias ao Minuto


Postado por Redação

Publicidade

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com