
Reprodução
Tanto a intolerância quanto a alergia alimentar são problemas difíceis de identificar porque muitas vezes apresentam sintomas leves e semelhantes, como mal-estar ou doenças de pele, por exemplo.
Leia mais notícias no Portal Araruna Online
A nutróloga e endocrinologista Ully Alla explicou ao VivaBem, do UOL, como diferenciar as duas doenças.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico contra proteínas presentes em determinado alimento. Isto é, o corpo reconhece a comida como inimiga. De acordo com a médica, as reações mais comuns de um alérgico são urticária, dor de cabeça, manchas avermelhadas, inchaços nos olhos e boca, sintomas nasais, ou diarreia e vômitos imediatos. O caso grave é a edema de glote, o inchaço que impede a respiração.
Após descobrir a alergia alimentar, provavelmente terá que tirar o alimento do cardápio para sempre. O diagnóstico pode ser confirmado por exame de sangue.
Já a intolerância alimentar, segundo a endocrinologista, acontece quando o organismo tem dificuldade de processar determinado alimento. O corpo não consegue entender que comida é aquela e se esforça para digeri-la, desgastando a mucosa do intestino.
Entre os sintomas mais comuns estão flatulência, cólicas, inchaço, dor no estômago e diarreia. Para diagnosticar a intolerância é preciso analisar quais alimentos são colocados no prato e descobrir, com acompanhamento médico, qual quantidade poderá comer sem se sentir mal.
Curta a fanpage do Araruna Online no Facebook e receba as últimas notícias
Siga também o Araruna Online no Twitter e por RSS.
Fonte: Notícias Ao Minuto
Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias

Futsal
USAMF do Distrito Gravatá de Mulungú confirma participação inédita na Copa ArarunaTV de Futsal 2025/2026
Ler Notícia

Araruna
Final do Campeonato Municipal de Futebol 2025 ocorre no próximo domingo, 06 de julho em Araruna
Ler Notícia

Futsal
Copa ArarunaTV de Futsal abre inscrições para edição de 2025/2026 com a mega premiação de R$ 35 mil
Ler Notícia