Saúde
Saiba qual é a diferença entre intolerância e alergia alimentar
Ambas podem ser difíceis de identificar

Publicado em 03/01/2018 15:20

Reprodução

Tanto a intolerância quanto a alergia alimentar são problemas difíceis de identificar porque muitas vezes apresentam sintomas leves e semelhantes, como mal-estar ou doenças de pele, por exemplo.

Leia mais notícias no Portal Araruna Online

A nutróloga e endocrinologista Ully Alla explicou ao VivaBem, do UOL, como diferenciar as duas doenças.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico contra proteínas presentes em determinado alimento. Isto é, o corpo reconhece a comida como inimiga. De acordo com a médica, as reações mais comuns de um alérgico são urticária, dor de cabeça, manchas avermelhadas, inchaços nos olhos e boca, sintomas nasais, ou diarreia e vômitos imediatos. O caso grave é a edema de glote, o inchaço que impede a respiração.

Após descobrir a alergia alimentar, provavelmente terá que tirar o alimento do cardápio para sempre. O diagnóstico pode ser confirmado por exame de sangue.

Já a intolerância alimentar, segundo a endocrinologista, acontece quando o organismo tem dificuldade de processar determinado alimento. O corpo não consegue entender que comida é aquela e se esforça para digeri-la, desgastando a mucosa do intestino.

Entre os sintomas mais comuns estão flatulência, cólicas, inchaço, dor no estômago e diarreia. Para diagnosticar a intolerância é preciso analisar quais alimentos são colocados no prato e descobrir, com acompanhamento médico, qual quantidade poderá comer sem se sentir mal.

Curta a fanpage do Araruna Online no Facebook e receba as últimas notícias   

Siga também o Araruna Online no Twitter e por RSS.

Fonte: Notícias Ao Minuto


Postado por Redação

Publicidade

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com