
Reprodução
BRASÍLIA - Pressionado por aliados, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu nesta segunda-feira, 14, consultar partidos de oposição ao governo, como o PT e o PC do B, antes de anunciar o candidato que apoiará para a sua sucessão, em fevereiro de 2021. O favorito de Maia é o deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas-PB), mas o nome enfrenta resistências internas, principalmente por parte do MDB de Baleia Rossi (SP).
O bloco montado por Maia reúne seis partidos (PSL, DEM, MDB, PSDB, Cidadania e PV) e aproximadamente 157 deputados. O candidato do Progressistas, Arthur Lira (AL) afirma, por sua vez, ter cerca de 170 votos de nove siglas -Progressistas, PL, PSD, Solidariedade, Avante, PSC, PTB, Pros e Patriota. Chefe do Centrão, Lira tem o respaldo do Palácio do Planalto.
Após reunião realizada na residência oficial de Maia com líderes de vários partidos aliados, nesta segunda-feira, não houve acordo. Os votos da oposição são considerados como "fiel da balança" na disputa e por isso o presidente da Câmara foi atrás da opinião desses partidos, antes de bater o martelo.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O presidente da Câmara prefere lançar Aguinaldo, mas a escolha tem sido contestada. No comando do MDB, Baleia Rossi, por exemplo, tem a expectativa de entrar no páreo com a benção de Maia.
Vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (SP) deixou o grupo na semana passada por avaliar que estava sendo escanteado. Pereira dirige o Republicanos e, assim, como Baleia Rossi, também pretende concorrer à cadeira de Maia. Nos bastidores, ele tem dito que será uma espécie de "terceira via" na eleição.
Por Terra
Postado por Redação
Comentários
Outras Notícias

Araruna
Governo de Araruna divulga edital 002/2025 para Seleção do Programa Bolsa Universitária Municipal
Ler Notícia

Paraíba
João Azevêdo dialoga com a população no ODE e entrega investimentos para o Vale do Mamanguape no valor de R$ 17,3 milhões
Ler Notícia

Economia
Como ficou o IOF após a decisão de Alexandre de Moraes?
Ler Notícia