Política
João vence em 208 municípios; veja a lista de votos por cidade

Publicado em 08/10/2018 13:37

Reprodução

A conquista do engenheiro João Azevêdo (PSB) com a votação de mais de 1,1 milhão de eleitores (58,18%) consolida a aprovação do governo que ele vai suceder em 1º de janeiro de 2019. Ontem, ele conseguiu ser o mais votado em 208 municípios paraibanos. Seus concorrentes conseguiram superá-lo em apenas 15 – nove por Lucélio (o 2º mais votado no geral) e seis por José Maranhão (o 3º).

VEJA AQUI A LISTA DE VOTOS POR CIDADE

O candidato apoiado pelo atual governador só não conseguiu convencer o eleitorado do segundo maior colégio eleitoral do Estado – Campina Grande – onde também fica a base eleitoral do principal adversário político do grupo que comanda o Palácio da Redeção há oito anos. Lá, o prefeito Romero Rodrigues (PSDB), esposo da candidata a vice-governadora da chapa do PV Micheline Rodrigues, conseguiu manter a hegemonia em seu território e impôs uma vantagem de 6.257 votos sobre João Azevêdo.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

João Azevêdo venceu na casa do principal concorrente

Na casa do principal concorrente do pleito, João Pessoa, que tem o irmão gêmeo de Lucélio Cartaxo como prefeito e principal vitrine do projeto verde, junto com Campina Grande, o governador eleito conseguiu 77.177 votos a mais, somando 52,08% dos votos válidos na Capital paraibana.

O resultado já desperta, como não poderia ser diferente em se tratando de política na Paraíba, o próximo passo da gestão girassol que é o retorno ao comando da Prefeitura em 2020. Há quem diga, inclusive, que o próprio Ricardo Coutinho seria o nome para reconquistar o comando político da principal cidade do Estado.

Vitórias de João Azevêdo com margens expressivas

Em outras cidades governadas por prefeitos adversários, o candidato socialista conseguiu vitórias com margem expressiva. Exemplo é a cidade sertaneja de Cajazeiras, governada pelo PP, através de José Aldemir, e de Guarabira, administrado pelo tucano Zenóbio Toscano e que tem a forte influência da oposição capitaneada pelo ex-governador Roberto Paulino.

Em Cajazeiras, João venceu com 22.456 votos. Lucélio teve 4.887; e Maranhão, 2.278. Já em Guarabira, conquistou o apoio de 12.499 eleitores. O candidato verde, apoiado pelo prefeito, teve 6.475; e o emedebista recebeu 7.944.

Damásio Dias, do Jornal CORREIO


Postado por Redação

Publicidade

©Copyright 2007-2017 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com