Política
Entre Aguinaldo Ribeiro e Baleia, Maia tenta definir hoje seu candidato

Publicado em 14/12/2020 12:03

Reprodução

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reúne-se nesta segunda-feira (14) com aliados para definir qual candidato terá seu apoio à sua sucessão. Fazem parte do grupo de Maia o DEM, o MDB, o PSL, o PSDB, a Cidadania e o PV. Maia tem indicado a interlocutores que tem preferência por dois nomes: Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP).

Em sinal prévio de confiança, os dois foram indicados para funções importantes por Maia no ano passado. Aguinaldo foi designado relator da reforma tributária. Já Baleia, que é líder e presidente do MDB, foi escolhido por Maia para assumir a autoria da PEC da reforma tributária apresentada pelo economista Bernard Appy.

Se for o indicado pelo atual presidente, Aguinaldo enfrentará o líder de seu partido, Arthur Lira (PP-AL), candidato do Centrão que tem avançado sobre bancadas de centro e centro-esquerda com promessa de cargos estratégicos e inclusão de projetos na pauta.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ex-ministro das Cidades da ex-presidente Dilma, o paraibano é considerado um parlamentar conciliador e moderado, que transita bem em todas as bancadas, inclusive na petista. Já Baleia Rossi pode garantir a fidelidade da bancada do MDB. Terá, no entanto, de transitar mais à esquerda.

Após o Supremo Tribunal Federal confirmar o veto à sua reeleição, o democrata tem perdido aliados, como Marcelo Ramos (PL-AM) e Marcos Pereira (Republicanos-SP), que pretendiam concorrer com seu apoio. Vários deputados atribuem o crescimento da candidatura de Arthur Lira na semana passada à demora de Maia em definir o seu candidato.

Por: congressoemfoco


Postado por Redação

©Copyright 2007-2017 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com