Paraíba
Unicef realiza encontro com 169 municípios da Paraíba

Publicado em 14/05/2018 10:12

Reprodução

Representantes de 169 municípios paraibanos estarão reunidos com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, entre os dias 14 e 18 de maio, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Pombal. O encontro faz parte do segundo ciclo de capacitações do Selo Unicef Edição 2017-2020 e este ano incluirá a apresentação da situação atual dos indicadores sociais dos participantes.

Na Paraíba, a iniciativa conta com a parceria da Casa Pequeno Davi e Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) e contará com a participação dos representantes da Unicef no Brasil Esperanza Vives e Robert Gass.

O segundo ciclo de capacitação pretende repassar orientações sobre quais indicadores sociais serão monitorados pelo Unicef e como isso será feito, além de apresentar e disponibilizar um amplo acervo de material e ferramentas de apoio às ações do Selo.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O evento visa ainda iniciar a organização do Primeiro Fórum Comunitário, espaço que garantirá que a população possa participar da elaboração do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes dos municípios inscritos para a conquista do selo.

Para conquistar o selo Unicef os municípios paraibanos serão avaliados por meio de indicadores quantitativos e qualitativos relacionados com eixos de Impacto Social, feito através da comparação da situação inicial e final disponíveis nas fontes nacionais oficiais de informação; e a pela avaliação das ações estratégicas de políticas públicas e de participação Social, por cada ação desenvolvida e comprovada. Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Serão automaticamente desclassificados os municípios participantes que forem suspeitos de ocorrência de corrupção ou violação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Ao final das avaliações, serão certificados com o Selo UNICEF – Edição 2017-2020 apenas os municípios que alcançarem, simultaneamente, as pontuações mínimas tanto no eixo das Ações Estratégicas e quanto no eixo dos Indicadores de Impacto Social, conforme estabelecido no edital do programa. Para esta edição do selo participam 1.913 de municípios de 18 estados brasileiros.

Em João Pessoa o evento acontece no dia 14, das 8h às 16h, no Hotel Xênius. Na cidade de Campina Grande o ciclo acontecerá nos dias 15 e 16, das 8h às 16h, no Centro Cultural Lourdes Ramalho. Já em Pombal a capacitação acontecerá nos dias 17 e 18, das 8h às 16h, na sede da Secretaria Municipal de Educação do Município.


Postado por Redação

Publicidade

©Copyright 2007-2017 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com