Coronavac
Confira quantas pessoas serão vacinadas em cada município paraibano. Em Araruna são 130 doses da vacina

Publicado em 19/01/2021 17:13 Atualizado em 20/01/2021 11:16

Reprodução

A Paraíba começou a distribuir nesta terça-feira (19), as vacinas contra covid-19 nos 223 municípios do estado. As primeiras doses da vacina foram recebidas na noite dessa segunda-feira (18) e a distribuição para os municípios paraibanos começou de forma imediata. 

Segundo a secretária executiva de saúde de Araruna, Drª Lidia, o município de Araruna recebeu 130 doses da vacina Coronavac que serão aplicadas em profissionais de saúde que trabalham na linha de frente da Covid-19. 

De acordo com a Secretaria de Saúde da Paraíba, 54.689 pessoas devem ser vacinadas. Para isso, foram recebidas 114.846 doses da vacina, considerando a reserva técnica, que é uma reserva de segurança para vacinas que podem acabar sendo desperdiçadas, por acidentes no transporte ou outros problemas. 

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Inicialmente foi divulgada a informação de que a Paraíba receberia 92.960 doses da vacina e a quantidade restante chegaria depois, mas a informação foi corrigida pelo Ministério da Saúde. De acordo com a assessoria da Secretaria de Saúde da Paraíba, o equívoco ocorreu porque as doses destinadas ao indígenas estavam sendo contabilizadas separadamente.

A Secretaria possui 411 mil seringas armazenadas para serem usadas na vacinação.

Nessa primeira fase, receberão vacinas na Paraíba 34% do previsto dos trabalhadores da saúde (42.925), indígenas aldeados (10.432), pessoas idosas em instituições (1212) e pessoas com deficiência institucionalizadas (120). Cada um tomará duas doses da vacina, sendo a primeira agora e a segunda depois de 28 dias.

Critérios para vacinação

  • Trabalhadores da saúde: 34% dos trabalhadores da assistência e vigilância à saúde, domiciliares como cuidadores de idosos e doulas/parteiras, funcionários do sistema funerário, estudantes da área de saúde que estiverem prestando atendimento na linha de frente da assistência a Covid-19.
  • População indígena: Indígenas com 18 anos ou mais atendidos pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. A vacinação será realizada em conformidade com a organização dos Distritos Sanitários Especiais Indígena (DSEI) nos diferentes municípios;
  • Idosos: Idosos acima de 65 anos que vivem em instituições de longa permanência. A estratégia de coordenação e execução das ações de vacinação é de competência municipal de saúde;

Confira quantas pessoas serão vacinadas em cada município paraibano:

 


Postado por Redação

Publicidade

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com