Educação
Solenidades de Colação de Grau marcam encerramento do período letivo 2017.1 da Universidade Estadual

Publicado em 30/12/2017 20:33

Reprodução

Ao longo da última semana, os alunos concluintes do período 2017.1 dos oito câmpus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) encerraram sua jornada na graduação, participando das solenidades que conferiram o Grau Acadêmico para cerca de 1.500 formandos, nas mais diversas áreas do conhecimento. No último sábado (23), o ciclo de solenidades de Colação de Grau da UEPB foi encerrado com as cerimônias das turmas do Câmpus de Campina Grande.

Leia mais notícias no Portal Araruna Online

Pela manhã colaram grau os estudantes do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) e do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT). À tarde foi a vez dos formandos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CBS) e do Centro de Educação (CEDUC). Ao todo, concluíram o ensino superior cerca de 1.500 estudantes que integraram os cursos nos câmpus de Monteiro (solenidade realizada no dia 19), Catolé do Rocha (dia 20), Patos (dia 20), Lagoa Seca (dia 21), Araruna (dia 21), Guarabira (dia 22) e João Pessoa (dia 22). Em todas as solenidades, o sentimento de vitória e emoção ficou guardado nos formandos que, acompanhados de parentes e amigos, puderam festejar a conquista dessa grande vitória.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A paraninfa geral das turmas do Câmpus I foi a professora Maura Pires Ramos. Profissional com muitos anos dedicados à luta estudantil no período da Ditadura Militar, além de ter dado sua contribuição para o desenvolvimento da educação no município, sendo docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), fundadora da unidade acadêmica de Educação Infantil da UFCG, além de também ter fundado a Escola Pequeno Princípe, ela se disse honrada em ter seu nome lembrado para representar centenas de estudantes da UEPB.

“Sempre tive uma ligação muito forte com a educação. Fui perseguida, presa e torturada durante o Regime Militar, mas nunca deixei de acreditar que a educação tivesse o poder de mudar o mundo. Enfrentei muita coisa, mas encontrei nas crianças um refúgio para continuar minha missão de educar. Ao lado da minha mãe, fundei a Escola Pequeno Príncipe e busquei forças para seguir em frente. Sinto-me muito honrada em ter sido escolhida como paraninfa das turmas 2017.1 da UEPB, uma Instituição que é fundamental na formação de cidadãos conscientes. Meu muito obrigado a todos e que essa vitória de hoje seja lembrada por muito tempo no coração de vocês”, disse a paraninfa.

O reitor da UEPB, professor Rangel Junior, destacou a importância de homenagear figuras como a professora Maura Pires, uma vez que, segundo ele, são pessoas que possuem uma história de vida dedicada à educação. “A Universidade, de modo singelo e simbólico, homenageia pessoas que como a professora Maura têm uma história dedicada à educação libertadora”, afirmou Rangel durante seu discurso, que também destacou a vitória dos concluintes que encerraram o semestre 2017/1.

“Vocês estão saindo da Universidade hoje, último ato oficial que participam como estudantes. Espero que muitos de vocês voltem à UEPB buscando formação em Pós-graduação. Deixo um recado neste momento que é carregado de simbolismo, festa, esperança, mais que simbolicamente é uma enorme vitória dos pais e das mães de vocês. Quando vocês tiverem filhos e estiverem aqui no lugar dos seus pais, vocês estenderão o tamanho da felicidade no coração deles. É uma conquista de quem os educou desde os primeiros passos, até aqui. De quem pegou pela mão nas primeiras vezes e levou para a escola. Sem dúvida, esta é uma vitória deles, mesmo alguns não estando aqui pelas mais diversas razões. É um momento de profunda alegria. Levem com vocês a gravem esse momento porque ele não se repetirá nunca. Parabéns, sejam felizes, honrem a história que vocês receberam da família e honrem a história da trajetória de vocês pela UEPB”, disse.

Confira imagens de todas as solenidades de Colação de Grau do período 2017.1 clicando AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos e Givaldo Cavalcanti

Curta a fanpage do Araruna Online no Facebook e receba as últimas notícias   

Siga também o Araruna Online no Twitter e por RSS.

Fonte: Assessoria 


Postado por Redação

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com