Araruna
Secretária de Saúde de Araruna apresenta balanço das ações desenvolvidas no ano de 2017

Publicado em 03/01/2018 08:05

Reprodução

Com o intuito de prestar contas das ações realizadas pela Prefeitura de Araruna na área da saúde, a secretária Drª América Loudal apresentou ao prefeito Vital Costa um detalhado relatório das ações e atividades realizadas no ano de 2017.

Leia mais notícias no Portal Araruna Online

Segundo o prefeito Vital Costa, a Secretaria Municipal de Saúde alcançou em 2017 índices relevantes no atendimento aos munícipes. A estrutura da saúde no município de Araruna está avançando, ganhando visibilidade, a população sendo bem atendida, e a cada dia o Governo Municipal tem se desdobrado para buscar recursos para a área da saúde. O deputado Aguinaldo Ribeiro também tem canalizado recursos através de emenda parlamentar, a fim de que o município consiga oferecer condições necessárias para atender a população. Por outro lado, a Secretária Municipal de Saúde, Dra. América Loudal não tem medido esforços para dinamizar as ações e as melhorias nas UBS e PA (Pronto Atendimento).

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

De acordo com os dados apresentados pela Secretária de Saúde, em 2017 foram realizados mais de 44 mil atendimentos palas Equipes de Saúde da Família. A secretaria ainda agilizou a contratação de 08 médicos, 03 enfermeiros, 01 técnico de enfermagem, 04 dentistas e 01 auxiliar de saúde bucal, profissionais necessários para que o Governo Municipal passasse a oferecer 100% de assistência nas Unidades de Saúde da Família (USF).

Outra grande conquista para os ararunenses na área de saúde foi à implantação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), com uma equipe multiprofissional formada por; psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social e terapeuta ocupacional. Nesta área foram realizados 1.995 atendimentos.

Veja outros dados e números:

Reestruturação e Reativação do Setor de Regulação da SMS

Cartão SUS emitidos: 2.500

Realização de Ultrassonografias: 1.300

Realização de Mamografias: 250

Regulação de Média e Alta Complexidade para João Pessoa: 1.100

Regulação de Média e Alta Complexidade para Campina Grande: 22

Regulação de Média e Alta Complexidade para Guarabira: 71

Realização de Eletrocardiograma: 150

Cirurgias de Catarata: 10

Cirurgias Eletivas: 24

Contratação de Serviços Especializados:

Pediatria: 240 consultas realizadas

Urologia: 245 consultas realizadas

Cardiologia: 225 consultas realizadas

Dermatologia: 330 consultas realizadas

Ortopedia: 215 consultas realizadas

Ginecologia: 480 consultas realizadas

Oftalmologia: 240 consultas realizadas

No Mês de abril, a secretária Drª América anunciava com alegria a retomada dos atendimentos no (CEO), que estavam paralisados pela antiga gestão, há mais de ano. A partir da reabertura do Centro Odontológico Especializado, alcançamos o número de 2.577 atendimentos realizados no CEO.

Ainda de acordo com os dados da SMS, em 2017 foram ofertados pelo laboratório municipal mais de 17 mil exames, que agora são feitos no próprio município sem a necessidade de deslocamento para outras cidades como no passado. A farmácia básica passou por uma completa reestruturação com 13.292 atendimentos, sendo 4.168 controlados e 9.124 básicos.

A secretária América Loudal ainda destacou alguns avanços conquistados pela gestão do prefeito Vital Costa como a reativação da Sala de Vacina, oferecendo à população todas as vacinas disponíveis no Programa Nacional Imunológicos (PNI), a Reestruturação do CAPS-1 com ampla reforma e melhorias na estrutura dos serviços, onde de janeiro a novembro foram registrados 6.747 atendimentos e a inauguração do Pronto Atendimento (PA). “Dia 22 de junho inauguramos o PA, disponibilizando atendimento médico e de enfermagem 24 horas a todos os munícipes de Araruna, Riachão e Tacima. Nesse período de seis meses foram registrados 5.723 atendimentos no nosso Pronto Atendimento”, comentou.

Os dados ainda apresentam a implantação do Programa Saúde na Praça, a realização da 6ª Conferência Municipal em Saúde e 1ª Conferencia Municipal em Vigilância em Saúde, Adesão ao QUALIFICAR – SUS, Realização da 4ª Campanha Nacional de Hanseníase e Verminose, Adesão ao PRO EPS – SUS, a Reestruturação das Ações na Vigilância em Saúde, Convênio com as Universidades UEPB e UFPB e a confirmação por parte do deputado Aguinaldo Ribeiro dos empenhos para construção do Centro de Diagnóstico por Imagem e aquisição de Ambulâncias para o município.

Curta a fanpage do Araruna Online no Facebook e receba as últimas notícias   

Siga também o Araruna Online no Twitter e por RSS.

Fonte: araruna.pb.gov.br


Postado por Redação

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com