Araruna
Saúde de Araruna debate novo modelo de financiamento da Atenção Primária no Brasil

Publicado em 11/02/2020 07:28 Atualizado em 18/02/2020 16:12

Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Araruna promoveu, na manhã e tarde de quinta-feira, 06 de fevereiro, uma reunião com toda a Atenção Primária de Araruna, para apresentar o novo modelo de financiamento, regras e indicadores de desempenho (APS), instituído pelo Ministério da Saúde (MS) e que passa a vigorar neste mês. O encontro foi realizado no auditório da UEPB e contou com a presença dos profissionais de estratégia de saúde do município.  

O tema foi apresentado pela secretária municipal de saúde, Drª América Loudal e pela Drª Tarciana Lucena Nunes de Carvalho. As duas debateram o tema com os participantes, ouviram sugestões e os desafios enfrentados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e tiraram dúvidas. “Hoje tivemos o primeiro de uma série de encontros que faremos e desenvolveremos um plano de trabalho para a implementação adequada dessas mudanças”, informou América.

A secretária ainda destacou que em virtude do empenho da secretaria de saúde na atenção primária de Araruna no ano de 2019, o município conquistou acréscimo conforme as regras da Portaria 172 de 31 de janeiro de 2020, que trata sobre o financiamento para as ações da APS em 2020. “Dos 25 municípios da gerencia, somente 10 conquistaram esse saldo positivo, e claro, Araruna está entre eles. Embasando ainda mais o gráfico exposto hoje. Muito feliz com o reconhecimento do Ministério ao nosso esforço e compromisso. E seguimos trabalhando!”, disse.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Os gestores se mostraram interessados em entender as novas regras o quanto antes. A secretária Drª América também conversou com os participantes e se colocou à disposição para ajudar na compreensão do novo modelo e nos impactos que ele trará na rotina das unidades.

1730

1728

1729


Postado por ASCOM PMA

Publicidade

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com