Araruna
Barreiras sanitárias continuam atuando no combate ao coronavírus em Araruna

Publicado em 16/05/2020 18:16 Atualizado em 18/05/2020 19:44

Reprodução

A Prefeitura de Araruna, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem mantendo todos os dias nas principais vias de acesso à cidade as barreiras sanitárias como parte das ações preventivas e de enfrentamento ao Covid-19. Os pontos de fiscalização sanitária são executados por uma força tarefa conjunta entre os fiscais da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, Bombeiros Civis e da Polícia Militar, no horário das 08h às 14h00.

As pessoas abordadas são submetidas à aferição da temperatura corporal, respondem questionários sobre a procedência da viagem, respondem se tiveram contatos com pessoas infectadas ou suspeitas da Covid-19 para o possível monitoramento. Além disso, os bombeiros civis realizam a sanitização dos veículos leves e pesados.

Em seu oitavo dia, as barreiras sanitárias de Araruna atuam intensamente, a exemplo deste sábado (16/05), em apenas uma barreira, sentido Araruna/Tacima a equipe abordou 154 veículos com 206 aferição de temperatura. E, segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Rodrigo Patrício, em oito dias de operação das barreiras sanitárias em Araruna, com dois pontos de atuação, 4 mil pessoas em média foram alcançadas. No total, mais de 2 mil veículos foram abordados, como caminhões e caminhonetas, assim como veículos de passeio e motos. O Coordenador disse ainda que em uma das barreias, foi detectada uma pessoa com temperatura alta, o mesmo foi conduzido para o PA e que após a consulta médica e ter realizado outros exames, foi liberado por se tratar de um caso que não era compatível com a COVID-19.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Conforme a secretária de saúde, Drª América Loudal as pessoas abordadas que apresentarem quaisquer sintomas são direcionadas ao Pronto Atendimento e monitoradas pela equipe responsável de vigilância em saúde. “Estamos atuando nas entradas da cidade para o controle da proliferação do vírus. Ressaltamos que os esforços são com a integração de todos e que a medida de segurança se faz necessária”, destacou.

O prefeito Vital Costa aproveitou para parabenizar as profissionais de saúde que estão na linha de frente das barreiras sanitárias e confirmou que as blitz vão continuar sendo realizadas, mas é preciso reforçar a necessidade das pessoas permanecerem em casa, e sair apenas em casos de extrema necessidade. “A nossa equipe está de parabéns, recebi o Dr. Alberto presidente da seção Guarabira da OAB, que elogiou as barreiras sanitárias montadas nas entradas do município, pelos equipamentos utilizados e o trato adequado dos técnicos para com as pessoas” disse o gestor.


Postado por ASCOM PMA

©Copyright 2007-2024 Todos os direitos reservados

ArarunaOnline.com