Publicidade
Nice Almeida /
Postado em 24-11-2014 às 13:33
Violência: De que adianta?

A morte da garota de 14 anos ocorrida em uma escola pública de João Pessoa traz uma discussão violenta - me permitam o trocadilho - sobre questões do combate à criminalidade. Começa-se um turbilhão de comunicadores, formadores de opinião, defenderem a redução da maioridade penal, a colocação de itens de segurança, do tipo câmeras e detectores de metal, e outras coisas mais.

Eu até concordo! Sei que nossas leis são muito mais que ultrapassadas, sei que quem comete um crime tem que pagar, tenha a idade que tiver, mesmo sendo menor de idade se uma pessoa teve a capacidade de matar ela deve ter também a capacidade de pagar pelo seu crime.

Porém, eu fico a me perguntar: investir apenas em esquema forte de segurança e na construção de cadeias e presídios resolve? Mudar as leis e reduzir a maioridade penal será realmente a solução para esses problemas?

Vamos pensar juntos! Se tomarmos apenas essas atitudes, daqui há alguns anos o que será do nosso povo? Pensando nas proporções em que estamos no futuro teremos apenas presos ou ex-presos e nenhuma mudança de fato.

É preciso mudar sim! Mas, precisamos mudar lá na raiz! Não vai adiantar investir em todos esses itens se não formarmos cidadãos de verdade, se não afastarmos nossos jovens das drogas, se não dermos a elas a oportunidade de ocupar seu tempo com coisas mais úteis!

Esse final de semana estava assistindo um programa de TV onde um agente penitenciário mantém, sozinho, um projeto que insere crianças e adolescentes em um meio que afasta elas do mundo do crime. A maioria desses jovens são filhos de presidiários. O rapaz mantém sozinho o projeto, nenhum político e nem empresários o ajudam. Esse programa televisivo foi lá e construiu um local para o treino dos meninos, porque nem esse espaço eles tinham.

Então minha gente, como podemos pensar em um futuro sem violência se pensarmos apenas em punição? A punição é necessária, isso não temos dúvidas, e tem que ser rigorosa! Mas, o mal devemos matar é na raiz.

 

Nice Almeida
Jornalista - DRT 2660

Por: Nice Alemida
Compartilhe:
Comentários ()
Twitter #ararunaonline
ArarunaOnline.com - Copyright © 2007-2017.
Todos os direitos reservados.
Contato | Quem somos | Termos de Uso
-->