Publicidade
Nice Almeida
Paraibana sim senhor! Jornalista, mãe e pai (ao mesmo tempo), tia, filha, amiga, dona de casa.
Nice Almeida /
Postado em 27-03-2014 às 11:58
Os discursos das pesquisas

Os discursos são sempre os mesmos com relação às pesquisas eleitorais. Quem está na frente diz que fica feliz, que os números revelam o desejo das pessoas nas ruas, mas que irá manter a cautela. Quem está em segundo diz que pesquisa na Paraíba sempre erra, que os números não refletem a realidade e que não vai ser basear por ela. O que aparece em 3º, por sua vez, afirma estar feliz por estar crescendo.

Mas, vamos falar a verdade? Apesar dos vários questionamentos sobre as pesquisas divulgadas aqui na Paraíba, os números mexem e mexem muito com a cabeça dos pré-candidatos quando são revelados. Uns ficam sossegados e outros aperreados. E mesmo dizendo que não se preocupam, eles se preocupam sim.

Ninguém pode negar que pesquisa é um bom termômetro num período em que os ânimos começam a se acirrar e a campanha começa a ganhar às ruas. Ela estremece as bases, obriga candidatos a repensarem o seu modo de atuar, de tratar as pessoas. Provoca corre-corre entre as equipes que trabalham para os pretensos candidatos e reviram as táticas do jogo.

A pesquisa divulgada pelo site MaisPB e feita pela Consult revelou uma grande disparidade entre os candidatos. Cássio Cunha Lima vem disparado na frente, seguido por Ricardo Coutinho e Veneziano Vital do Rêgo. E, lógico, todos eles adotaram aquele discurso ao qual me referi no primeiro parágrafo.

O que deve mudar mesmo para eles é a prática. Afinal, não deve ser fácil ter que conciliar o corre-corre com a cautela. A paciência com a ansiedade. O ímpeto com o cuidado. A soberba com a humildade.

Ao final, essas pesquisas podem até ser desmentidas, mas até lá muita coisa muda.

E o resultado de verdade? Esse a gente só vai conhecer mesmo com o fim da votação. Com a apuração dos votos. E que o povo, os eleitores, fiquem atentos e sejam inteligentes na hora de depositar seu voto na urna.

 

Nice Almeida
Jornalista - DRT 2660

 

Por: Nice Almeida
Compartilhe:
Comentários ()
Twitter #ararunaonline
ArarunaOnline.com - Copyright © 2007-2017.
Todos os direitos reservados.
Contato | Quem somos | Termos de Uso
-->